Descrição do sistema

As baterias inservíveis são geradas por pessoas físicas ou jurídicas que, após a utilização da bateria nova, tem sua vida útil esgotada. A partir desse momento, o gerador do resíduo procura uma empresa mais próxima para descarte (ponto de coleta). Normalmente, essa empresa é um estabelecimento comercial varejista (autoelétrico, concessionária) ou atacadista/distribuidor de baterias.

O varejista ou distribuidor recebem as baterias inservíveis e armazenam para posterior envio para destinação às empresas fabricantes, importadoras ou montadoras e estas, por fim, enviam ao reciclador.

O ciclo descrito acima é um processo padrão de movimentação da bateria inservível, no entanto podem existir variações como por exemplo um gerador do resíduo entregar a bateria diretamente ao reciclador. Ou mesmo o gerador do resíduo fazer a entrega para empresas cuja atividade principal é recepção de resíduos e proceder o envio para a destinação final.

Veja abaixo o exemplo do fluxo de movimentação acima descrito:



Empresas associadas ao IBER possuem todas as movimentações de baterias novas e inservíveis registradas por nota fiscal em um sistema de alto padrão, do tipo blackbox, desenvolvido e aprimorado desde 2016 para atender a todas as obrigações vigentes.